QUARTO MUNDO 2012

Edital Quarto Mundo 2012
           
I – PROJETO QUARTO MUNDO

O Quarto Mundo é um projeto que desenvolve, através da educomunicação, programas de TV feitos por jovens e adolescentes moradores de São Paulo. Ele é realizado pela TV USP em parceria com a Viração Educomunicação e cada programa reflete seus posicionamentos em relação à sociedade. Os jovens e adolescentes participam de todas as fases do projeto: elaboração de pauta, pesquisa, produção, gravação e roteirização.

O projeto acontece de março a dezembro de 2012, sempre às segundas e quartas-feiras, e em cada encontro os participantes entram em contato com aspectos de linguagem audiovisual, operação de câmera, produção jornalística, montagem de roteiros e educomunicação.

A TV USP é uma TV universitária que produz e exibe programas pautados pelo compromisso com o ensino, pesquisa e extensão, sempre aproximando a produção científica e cultural da Universidade de São Paulo à sociedade. Há quinze anos a TV USP trabalha no aprofundamento e reflexão de assuntos do cotidiano por meio de um resgate da cidadania, do respeito e do desenvolvimento mútuo, levando em consideração a importância de retribuir à sociedade o investimento que ela faz na instituição pública.

A Viração Educomunicação é uma organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, criada em março de 2003. Recebe apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo e da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Produz a revista Viração e também oferece cursos e oficinas de capacitação em comunicação popular feita para jovens, por jovens e com jovens em escolas, grupos e comunidades em todo o Brasil. Para a produção da revista impressa e eletrônica (www.viracao.org) conta com a participação dos conselhos editoriais jovens de 22 Estados, que reúnem representantes de escolas públicas e particulares, projetos e movimentos sociais.

II – PARTICIPAÇÃO
            Para participar da turma do Quarto Mundo 2012, você precisa:
                        .ter entre 14 e 18 anos
                        .ter as segundas e quartas (das 14h - 18h) livres
                        .cursar o ensino médio no período da manhã
                        .trabalhar bem em equipe
                        .ter vontade de multiplicar o que aprende
                        .ter fácil acesso à internet (pode ser em casa, na escola, telecentro, lan house, etc)


III – PROCESSO DE INSCRIÇÃO
                        Os interessados deverão:
  a. Preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO, localizada no blog até o dia 04/03/2012 às 23h59.
b. O resultado sairá dia 07/03/2012 em nosso blog www.quartomundotvusp.blogspot.com.
c. Os selecionados para a turma de 2012 deverão comparecer com os responsáveis dia 10/03/2012 para um encontro de esclarecimento sobre o projeto. Os participantes serão avisados do horário e local via email e telefone.
IV – CONTATOS
            Para mais informações entre em contato conosco pelo email: projetoquartomundo@gmail.com ou pelos telefones:
TV USP: (11) 3091-4101 (seg. à sex. das 14h às 18h – Luiz ou Camila)
Viração:  (11) 3237-4091 (seg. à sex. das 13h às 18h – Eric)

            Aproveite para visitar e acompanhar as novidades do projeto acessando:
            
Facebook:
Twitter: http://twitter.com/quarto_mundo
Canal online: www.youtube.com/tvusponline