quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Retrospectiva 2008

Ano cheio para a galera, o mais difícil já se passou, que foi dar o ponta pé inicial, agora é só fazer rolar.


O primeiro programa abordou um tema bem jovem, música, e dois convidados com estilos diferentes abriram o programa, Nenê dos Santos: baterista do teatro mágico, (que nos deixou uma baqueta, nada melhor para representar a presença de um baterista, não é?!) e o rapper Slim Rimografia, que mandou um som ao vivo para a galera. Confesso que fiquei semanas com aquela música na cabeça, mas com o passar do tempo consegui parar de canta-la minuto a minuto, mas isso não durou muito tempo, foi só assistir o programa na telinha que voltei a cantarolar.


Por você eu buscaria as estrelas
só para tê-la, só para tê-la
não te prometo nem a terra, nem o céu, nem o mar
mas vou te amar, vou te amar


Segundo programa: Sexualidade
Os convidados da vez foram: Roseli Tardelli: jornalista criadora da Agência de Notícias da AIDS, que se engajou no movimento após seu irmão ter falecido em decorrência da AIDS. E Lula Ramires, idealizador da Parada Do Orgulho LGBT (Lésbicas, gays, travestis e transexuais). Obs: Desculpem minha ignorância se a sigla representante do movimento não é mais essa.

Terceiro programa: Grafite
Em minha modesta opinião, desculpem os outros convidados, mas um dos programas mais legais, além do de esporte, que foi o quinto, apenas uma questão de preferência pelos temas, mas os convidados eram incríveis também.
Binho, um dos maiores grafiteiros do mundo, e organizador da Bienal Internacional do Grafite (que fez esse grafite a esquerda na parede da TV USP, e Alexandre Órion, que despensa maiores apresentações, suas artes falam mais do que qualquer coisa. Veja o que ele fez no túnel Max Feffer, acredite, ele não usou tinta nenhuma, apenas limpou a grossa camada de poluição.



Quarto programa: literatura
Quem disse que jovens não gostam de estudar? Não gostam de literatura? Direto da periferia para os estúdios da TV USP Ademiro Alves, também conhecido como sacolinha, autor do livro “Graduado em Marginalidade”, e o xará de Eric Silva (integrante da equipe Quarto Mundo) o poeta Eric Meireles de Andrade, um dos fundadores da Confraria dos Poetas.

Quinto programa: Esporte
Como já disse, um dos meus preferidos, mas não se influencie pela minha opinião, pois sempre gostei muito de esportes, a judoca Danielle Zangrando conversou com a galera e deixou sua primeiro faixa preta com seu sobrenome gravado em japanês (cá entre nós, achei muito legal este presente), e também convidado o melhor líbero do mundo por anos, o grande Serginho (não tão grande perto de seus companheiros de clube, diga-se de passagem). Serginho nos contou sobre sua origem humilde e sobre a batalha para chegar onde chegou.

Sexto programa: Mídia
Putz, já não sei mais quais programas mais gostei, estava entre grafite e esporte, mas mídia foi demais, a assistam vocês e opinem vai.
Neste programa Paulo Lima, criador da Revista Viração trocou uma idéia com a galera, hora nós o entrevistamos, e depois o jogo virou, Paulo como jornalista entrevistou a galera, uma loucura, piração total, os câmeras abandonaram tudo e sentaram para dar depoimentos de como está sendo criar mídia jovem em um país que passa-se muita futilidade neste espaço.
A galera do Quarto Mundo também saiu dos estúdios e em Sorocaba encontrou mais um xará de um membro da equipe, desta vez um Luciano, mostrou seu trabalho de mídia em Sorocaba.


Sétimo programa: Do além
O nome do programa ficou engraçado. Será que existem forças extra terrestres, espíritos, ETE’s? Um bate paopo com o Teólogo Jorge Cláudio Ribeiro Júnior, falando sobre religião e espiritualidade, e o também convidado Nilton César de Oliveira falando sobre extra-terrestres.

Como vocês podem ver o ano foi cheio, mas 2009 está ai, gente nova já chegou na equipe trazendo novas idéias, e este ano promete. Vimos coisas que podemos melhorar e idéias vem surgindo nas mentes férteis dessa galera.



Aguardem...

8 comentários:

#Eric Silva# disse...

Caraca Rafa, curti muito esse post!
Resumiu muito bem nosso ano de 2008, e 2009 tomara que seja melhor ou apanas diferente!
É isso...
Valeu Rafa por postar no blog...rsrs

Simone Nascimento disse...

Meu...
Rafa ficou D+++++ amei essa retrospectiva, fui lembrando de tudo que todos novos passamos, as experiências, as amizades maravilhosas que fizemos entre nós...

Galera do Quarto Mundo saibam eu amodoro muito vocês meu!!!!

O que eu vivi com vocês será inesquecível!!!!!


BeijãooOOo!!!!!!!!!!

Rafael Biazão disse...

Valeu galera, tentei falar de tudo um pouco sobre nosso ano de 2008. Não falei das oficinas quando estavamos aprendendo, nem coloquei mais fotos para não poluir o texto. Mas acho que consegui mostrar um pouco do nosso trabalho né.
E esse ano promete...

Saulo Prado disse...

Ola estou só batendo o ponto!!!
Vim conhecer seu cantinho e adorei serei presença constante!!! Parabéns...

Ana disse...

Rafa, fantástico seu resumo! E o post ficou lindo com todas essas fotos, parabéns! :-))))

É isso aí, galera, Quarto Mundo 2009 para arrasar ainda mais!

Beijos a todos e até segunda! (frio na barriga - risos)

Dri disse...

Muito Bem Rafa! Adorei!

Anônimo disse...

Não vejo a hora de mais Qm! :D

Rafael Biazão disse...

Vamos lá galera, estamos só começando...