sábado, 31 de outubro de 2009

Indo para o Oasis

Em 25 de novembro de 2008, o prefeito da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, decretou estado de calamidade publica. A cidade havia sido completamente invadida pelas águas das chuvas, mesmo depois da época. O impacto foi tão grande que mais de 9000 pessoas foram forçadas a abandonarem suas casas em todo o Estado.

O Estado encontrou grandes problemas. Mas também grandes soluções...

Em todo o país diversas correntes começaram a se firmar, pessoas do Acre ao Pernambuco, do Amapá ate o Rio Grande do Sul, independente de clero, raça, ideologia ou condição financeira, tod@s pararam seu cotidiano para ajudar.

Em ritmo de muito aprendizado, ética e harmonia, pouco a pouco grupos foram se aconchegando representando todo o país, trazendo as doações e muita mão de obra solidária. Foram mais de 300 pessoas reconstruindo casas, escolas, hospitais. Distribuindo roupas, remédios, alimentos. Cuidando de crianças, idosos, grávidas. Prestando todo tipo de serviço à população.

No fim dessa força tarefa aqueles que estiveram no Estado formaram um grupo chamado OASIS, e decidiram manter contato, trabalhar em ações novamente e planejar um Brasil melhor.

Depois de um ano o grupo OASIS volta a Santa Catarina, na cidade de Blumenau, hoje em estado de expectativa, não mais de calamidade, para receber novamente estas pessoas que muito fizeram pelo Estado.

Dessa vez não para reconstruir a estrutura, mas para desenhar alternativas sustentáveis e criar inovações sociais de forma colaborativa.

O Festival Oasis começa dia 30 de outubro e termina dia 2 de novembro e promete muito para um processo democrático e de apoio de toda a população.

E os Virajovens não poderiam ficar de fora dessa, vamos contar o que ta rolando por lá! Fique Ligado!

2 comentários:

Amanda Proetti disse...

Incrível, meninos! Importantíssimo recuperar a origem dessa história... eu mesma não sabia dessa relação...

Ótimo festival e muita energia positiva pra essa gente maravilhosa!

Bjão

Rafael Biazão disse...

Quem ta aí no evento?

Eric, Lu de Sálua? Quem mais?

Queremos bastidores...

Rsrsrs...