quinta-feira, 29 de março de 2012

Lead, Pirâmide Invertida, Obturador e Diafragma (hã?!)


E aí galera! Na oficina desta segunda-feira deixamos o estúdio do Canal Universitário e fomos para a Rádio USP, onde a TV USP está alocada provisoriamente até sua nova sede ficar pronta. Foi a oportunidade do pessoal conhecer o local de trabalho e as pessoas que fazem a TV e a Rádio.





O Luiz começou a oficina falando sobre os conceitos de Lead e Pirâmide Invertida. Lead é uma técnica jornalística que consiste em iniciar a reportagem procurando responder à 6 perguntas: quem, o que, quando, onde, por que e como. Com o uso dessas questões do Lead o público tem rapidamente o panorama da notícia. Já Pirâmide Invertida é o nome de uma maneira de estruturar o relato na qual as informações mais importantes vêm em primeiro lugar, seguidas dos detalhes e complementos. Para ilustrar esses conceitos, o pessoal analisou alguns textos impressos e depois assistiu a alguns vídeos.




Duas reportagens nas quais se vê a aplicação do Lead e da Pirâmide Invertida. Você consegue identificar as respostas das 6 perguntas?


Acima, um video que diáloga com a oficina da semana passada, na Viração, sobre democratização da Comunicação. Aquilo que a Rede Globo não mostra.

Já o Mosca explicou pra galera como funciona o obturador e o diafragama de uma câmera, mostrando como eles trabalham pra captar a luz adequada pra uma boa imagem.


No monitor, a tradução (?) em números da velocidade do obturador e da abertura do diafragma da câmera.

Em breve, o relato da oficina de Educom lá na Vira!

Nenhum comentário: