quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entrevista é tema da oficina desta semana


Nesta segunda-feira rolou na sede da Viração oficina de jornalismo com Luiz Prado sobre entrevista. A galera começou o dia dividindo-se em grupos e procurando possíveis entrevistados para diversos temas - crise na Grécia, pedalada pelada, movimento steampunk e movimento dos atingidos por barragens. Em seguida, os grupos compartilharam os resultados da pesquisa e discutiram as implicações de chamar este ou aquele tipo de convidado, pensando nas diferenças entre entrevistar especialistas ou pessoas cuja trajetória de vida ilustram o tema.

Na segunda parte da oficina a galera assistiu a trechos de programas de entrevista, prestando atenção na postura do entrevistador, na maneira de formular as perguntas e na diferença entre entrevistas técnicas e pessoais.


Nessa entrevista da Marília Gabriela com Rafinha Bastos podemos ver o estilo característico da jornalista: personalidade marcante, movimentos teatrais e perguntas incisivas. O cenário do programa também serve ao propósito de criar uma atmosfera de intimidade e confissão, no qual o convidado revela intimidades para a entrevistadora.


Já no Roda Viva, o entrevistador perde importância e o destaque passa para os diversos pontos de vista que a pluralidade de entrevistadores traz para o programa. Além disso, é vísivel neste episódio com o cartunista Laerte a diferença entre perguntas bem estruturadas e falas de improviso.

Na próxima semana o grupo continua o estudo da entrevista, com foco na formulação de perguntas jornalísticas.

Nenhum comentário: