sexta-feira, 22 de março de 2013

O direito de comunicar.

No último encontro de formação, na sede da Viração, os jovens do Quarto Mundo juntamente com os da Agência Jovem de Notícias, foram agitados com uma dinâmica de iniciação de dia, que lhes concedeu muita risada e euforia. Mas esse momento de descontração não durou muito tempo, a pausa para visualizar um vídeo do Intervozes sobre os Direitos Humanos, deu espaço a um momento sério e de grande debate entre a turma.

Os adolescentes ali presentes, munidos de palavras e ideias começaram a debater assuntos relacionados ao direito do homem à comunicação e política em uma oficina que os dividiam entre o 'sim' e o 'não', sob afirmações dadas pelo educador.

Frases e mais frases eram jogadas ao ar, que os faziam refletir e debater as ideias, cada um defendendo de fronte ao outro sua ideia, fazendo alguns adolescentes ali presentes mudarem sua concordância ou discordância sobre o assunto tratado. Citações como "Comunicação e Informação são a mesma coisa" e "precisamos do governo para mudar o cenário" foram o pontapé para gerar um grande alvoroço educativo entre os jovens.

O dia de oficina prosseguiu e, para encerramento, foi proposto que os jovens produzissem uma matéria jornalística de algo que eles gostariam que vissem noticiado em algum veículo de comunicação daqui há 10 anos. O sonho de cada adolescente foi diferente e lhes fez sair com um pensamento de 'o que eu posso fazer  pra mudar esse cenário e ver meu sonho ser realizado dentro desse período?'

por Harrison Kobalski

Nenhum comentário: