terça-feira, 13 de março de 2012

A hora e a vez do Quarto mundo 2012!!!

E ai, galera! Nesta segunda-feira rolou a primeira oficina do Quarto Mundo 2012. Nosso encontro aconteceu lá na sede do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e foi a primeira oportunidade da equipe toda conversar e se conhecer um pouquinho.

O encontro começou com duas atividades de integração. Primeiro, a tradicional e sempre aguardada dinâmica do pinguim, p/ acordar a galera depois do almoço. Depois, rolou uma rodada de apresentações, com cada um falando um pouco de si e das coisas de que mais gosta.

Nas segunda-feiras, nosso encontro é aqui, no estúdio do CNU

Em seguida foi a vez do Pedro Mosca, da TV USP, começar a oficina de Audiovisual, explicando p/ o pessoal como funciona a captação de imagens por uma câmera fotográfica. Ele falou um pouco sobre a descoberta da fotografia e de como as imagens do cinema nada mais são do que uma sucessão de fotos passando rapidamente, criando uma ilusão de movimento. Para exemplificar toda essa história, ele fez uma pequena demonstração:

Primeiro, a Gabriela tirou uma série de fotos da cadeira que o Eduardo foi colocando cada vez mais para a frente; depois, o Mosca passou as imagens rapidamente e, voilà: a cadeira se mexeu sozinha!

Depois o Luiz Prado, jornalista da TV USP, fez uma exposição sobre a história da televisão, passando pelas primeiras experiências da década de 20, pela inauguração da TV Tupi em 1950 e pelas diferenças entre TVs públicas e TVs comerciais.


Para terminar, o pessoal assistiu a uns trechos de programas jornalísticos - Jornal Nacional, Furo MTV e Roda Viva - e treinou a percepção do olhar para a linguagem audiovisual.

E foi isso. Na quarta-feira, a primeira oficina de educomunicação na Viração! Até lá!


Nenhum comentário: