sábado, 31 de outubro de 2009

Momento de inspiração no Festival OASIS



Após a fala de abertura e das boas-vindas, o evento teve um momento de inspiração antes do almoço, uma fala sobre “Sociedade e Meio Ambiente” com o educador ambiental José Sommer e outra com Eduardo Chima, um dos participantes da Rede OASIS e falou sobre suas contribuições em Belo Horizonte e Santos, onde ajudou a realizar duas ações de melhoria a comunidades dessas cidades.

O primeiro a falar foi José Sommer, que comentou e explicou muitos temas interessantes, por exemplo, o conceito de Educação Ambiental que utiliza os problemas, mas com um olhar diferente, um olhar para visar uma solução.

Ele falou também sobre Cidadania Ambiental que é se preocupar com o nosso planeta e usar os recursos naturais de maneira moderada e sustentável, tentar preservar as coisas importantes de onde vivemos.

Terminando sua fala Sommer apresentou duas problemáticas que não são mais novidade para mais ninguém, a crise ambiental e a crise social que estão totalmente ligadas, uma sendo piorada pela a outra.

A crise ambiental segundo Sommer é uma crise de percepção, fazemos os males para a natureza e não percebemos os efeitos dessas ações que são prejudiciais para a nossa vida. E a crise social, que tem diversos fatores para estar acontecendo, mas uma possível solução seria a humanidade ser adepta da “Vida Simples”, ou seja, só utilizar o que precisar de verdade, sem exageros e surtos consumistas, essa foi à fala do educador ambiental José Sommer.


Depois foi a vez de Eduardo Chima contar suas experiências com a Rede OASIS, ele falou das duas vivencias nas cidades de Belo Horizonte e Santos através do OASIS, Eduardo ajudou a mobilizar 400 universitários voluntários dessas cidades para realizar a ação de transformação social feita pelo o OASIS, chamada “Mão na Massa”, que visa ouvir os sonhos de moradores das comunidades selecionadas e ver é possível ser realizado agora para melhorar o local onde essas pessoas vivem.

A ação “Mão na Massa” foi realizada em Santos litoral do estado de São Paulo e em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais na comunidade Morro do Papagaio. Os 400 voluntários ajudaram em diversas coisas visando à melhoria e os sonhos dos moradores dessas duas comunidades, pitaram paredes, colocaram grama, fizeram grafites, enfim, melhoraram de verdade esses locais.

Contribuindo para as pessoas continuarem acreditando nos seus sonhos, mas de uma maneira ativa, indo atrás e mobilizando a população para uma construção de uma transformação social participativa e efetiva.

Eduardo terminou falando que existe muita coisa ruim, mas existe muita coisa boa, o que falta é apenas uma fagulha para estimular essas coisas boas e passando um vídeo feito no dia da ação lá no Morro do Papagaio em Belo Horizonte e muito inspirador igual às falas de Eduardo e José que encerraram as atividades na parte da manhã do primeiro dia de evento.

Nenhum comentário: