quarta-feira, 21 de março de 2012

Terceira oficina: cinema e pauta!


E aí galera!

No encontro desta segunda-feira o Pedro Mosca mostrou p/ o grupo como a sequência das imagens e a escolha dos enquadramentos de uma cena são importantes p/ contar uma história. De início, ele falou dos enquadramentos clássicos do cinema - plano geral, plano médio, plano americano, plano detalhe... -; depois, falou de plano sequência, efeito kuleshov e da regra dos terços. Tudo isso p/ mostrar como as imagens influenciam na narrativa - seja do cinema, seja do jornalismo - e não podem ser pensadas como simples acessórios.


Neste trailer do "High School Musical 2" as linhas mostram como a regra dos terços é aplicada: a maior parte dos enquadramentos dispõem os atores nos pontos de encontro das linhas.


 Já neste trecho de "O homem que sabia demais", do Hitchcock, a tensão e a narrativa são criadas a partir do jogo entre os diversos planos e a sucessão de imagens.

Na segunda parte da oficina rolou uma discussão sobre a narrativa jornalística. O Luiz Prado trouxe algumas reportagens para exemplificar a diferença na escolha da abordagem de um assunto e o grupo conversou sobre a importância de ter em mente para quem se está falando quando se faz uma produção jornalística. Basicamente, é preciso pensar qual é o interesse do público no assunto e qual seu conhecimento sobre o tema. Para terminar, o Luiz destacou que uma reportagem jamais traz a verdade, a realidade, mas sim, que ela é uma interpretação, um relato, um ponto de vista criado a partir da realidade.


  
As duas reportagens mostram como o mesmo assunto pode ser narrado de diferentes maneiras. Para um telejornal, o dia das mulheres é dia de comemoração, para outro, de protestos.


Nenhum comentário: