sábado, 31 de outubro de 2009

A solução dos seus problemas: Terapia Comunitária


Na parte da tarde do primeiro dia do Festival OASIS rolou muita coisa, e uma delas foi uma interessante conversa com Mariorlina que aplica a Terapia Comunitária com diversas comunidades.

Ela explicou que a Terapia Comunitária surgiu de um projeto de um cearense chamado Adalberto de Paula Barreto, considerado o “pai” dessa metodologia e que esse tipo de terapia está espalhado pelo Brasil em 42 pólos em diversificadas localidades e com aproximadamente 12.500 voluntários que usam e aplicam a metodologia.

Depois disso Mariorlina passou um vídeo onde Adalberto de Paula Barreto esclarece de uma forma clara e sucinta o que é Terapia Comunitária desta forma:

“Terapia Comunitária, é um método de trabalhar as carências e competências das pessoas e comunidades. Tudo começa com a reunião de um grupo em uma comunidade, a partida é feita de uma situação problema trazida por alguém deste mesmo grupo, depois, se pergunta se existem pessoas que passaram pela mesma dificuldade e como eles solucionaram esta problemática. Este método valoriza as competências individuais e coletivas”.

E assim foi apresentada a Terapia Comunitária para a galera que está participando do Festival OASIS aqui em Blumenau – SC.

Nenhum comentário: